Workshops

Próximos Workshops no Estúdio Dumuaini

Maria Amélia Farah é professora de Interpretação Cênica no Estúdio Dumuaini e também é mestre e graduada em Artes Cênicas pela USP.

Por influência de sua família síria, entrou em contato com a cultura árabe ainda criança, quando começou a dançar e a fazer shows. Esse foi o primeiro contato com o palco e desde então vem se aprimorando e estudando cada vez mais. Estudou por longos anos com Claudia Cenci, Soraia Zaied e com Jade el Jabel. E em 2003, conquistou o “Alto Padrão de Qualidade em Dança do Ventre Khanel Khalili”. A bailarina também é atriz fundadora da internacional Cia Hiato, com quem criou, entre outros, “O Jardim”, “Escuro” e “Ficção” – espetáculos premiados e apresentados no Brasil, Nova York, Holanda, Viena, Grécia, Colômbia, Chile, Alemanha, entre outros. Na TV realizou algumas séries, como “A Mulher do Prefeito”(Globo) e “As 3 Teresas”(GNT). Maria Amélia Farah acredita que a Dança do Ventre vai além dos passos de dança e o estudo da cultura árabe. A Dança, como um meio de expressão que é único e autêntico de cada pessoa, pode ter um discurso artístico potente e próprio, que passeia por um caminho de mão dupla entre a realidade e a ficção, revelando possibilidades de criação e transformação tanto para quem está no palco como para quem está na plateia.

“Interpretação Cênica – Técnicas de Teatro para Dança do Ventre”

Esse Curso é resultado de décadas de pesquisa entre as artes cênicas, o teatro e a dança. A criação dessa metodologia específica é resultado do trabalho como professora de Interpretação Cênica no Estúdio Dumuani em 2015, da formação em Artes Cênicas pela USP e principalmente da experiência com os processos criativos da Cia Hiato (grupo de teatro que há dez anos pesquisa a pessoalidade e as fronteiras entre ficção e realidade em todos seus premiados espetáculos).

“Interpretação Cênica – Técnicas de Teatro para Dança do Ventre” é um curso totalmente prático, dividido em 2 módulos, de 6 aulas cada. É aconselhável fazer os 2 módulos, totalizando 12 aulas, para um melhor aproveitamento do curso, mas também é possível fazê-los em separado. No módulo I, o foco é a Dramaturgia Pessoal de cada participante e utilizaremos procedimentos de Teatro Documental e a pessoalidade como fonte dramática para dança. No módulo II, o foco é a Expressão Artística. Aprofundaremos as Técnicas de Interpretação, com exercícios pré-expressivos de teatro e metodologias para as emoções na dança.