Primeiros Passos

Você quer aprender a dançar a Dança do Ventre? Ainda não sabe como/onde/quando começar? Aqui vão algumas dicas pra esses primeiros passos:

A escolha da Escola:

Visite mais de uma escola que tenha horários compatíveis com os seus e, nesta visita, veja como é a Infra-estrutura da escola (salas de aula, banheiros, vestiários, espelhos, limpeza, etc) Verifique, ainda, se a escola oferece programação das aulas e currículo das professoras. Eu já vi estruturas incríveis sem conteúdo o contrário também. Não se deixe seduzir apenas pelo visual.

A escolha da Professora:

Antes de escolher sua professora, procure vê-la “em ação”. Verifique se ela está “em cartaz” e vá vê-la dançar, se não, veja se há vídeos disponíveis desta professora no mercado ou na Net, para ver se você se interessa pelo estilo e assista a uma aula antes de matricular-se (Sim, há vários estilos diferentes de bailarinas de Dança do Ventre).

Disciplina:

Evite faltas e atrasos porque, normalmente, as aulas têm seqüência e, perdendo uma, você começa a “boiar” e acaba desanimando.

Sua professora é autoridade dentro de sala de aula e disso depende o desenvolvimento de todas, inclusive o seu.

A única via eficiente de transmissão de conhecimento é a afetiva!

Não é possível aprender/ensinar sem amor! Dizendo isso, assim, parece uma coisa tão difícil, tão inalcançável, pensar em “amar a professora de Dança do Ventre”, mas eu não falo de amor de “morrer por ela”, falo do amor simples, amor comum, de dia-a-dia que desenvolvemos pelas pessoas de nosso convívio. O respeito, a entrega, o trato com boa vontade, essas coisas são sempre mútuas e, se não houver troca é porque elas não têm espaço.

O foco da aula deve ser o conhecimento e não o aluno ou o professor e, neste sentido, confie em sua sensibilidade e, ainda contando com sua sensibilidade, reflita sobre a diferença que pode haver entre uma bailarina que dá aula para completar o orçamento e uma professora de dança. São duas coisas completamente diferentes e que contam muito em sala de aula.