Jade El Jabel
Bailarina brasileira, atuando nacional e internacionalmente
A arte sempre esteve presente na vida de Jade el Jabel. Começando pela música e literatura. Ela escreve desde a infância e estudou piano e canto na infância/adolescência.
Em 1991, ela iniciou seus estudos em Dança do Ventre. Desde então, se consolidou no mercado brasileiro e internacional como professora e bailarina singular, capaz de aliar o conhecimento da cultura e língua árabe com a capacidade de improvisação e alegria típicas dos brasileiros.
Nos palcos, a dança é egípcia, entretanto, permeada pelo “Estilo Jade” de ser e dançar e em sala de aula, Jade busca referências ocidentais para ensinar a arte. Dessa forma, já percorreu salas de espetáculos e de aulas em treze países, incluindo América Latina, Europa e Egito. Poliglota, Jade promove uma conexão com alunas e alunos ao ministrar aulas em português, inglês, francês, espanhol e árabe. A professora já lançou três DVDs didáticos.
A partir do conhecimento e dedicação a diversas artes, como pintura, escultura, música, teatro e literatura, Jade el Jabel conduz espectadores e estudantes a uma profunda viagem de despertar e empoderamento do ser. Assim, a artista representa uma figura forte e faz jus ao sobrenome “el Jabel” (“a montanha” em árabe).
Jade também é diretora da Cia Dumuaini e proprietária do Estúdio de mesmo nome, que reúne bailarinas de destaque da cena profissional paulistana. Na Companhia, já produziu e realizou mais de quinze espetáculos, inclusive as 8 Edições do Show “Lua Nova”, assistidos por uma plateia de cerca de 5000 pessoas.
Em 2013, a bailarina foi capa da revista Shimmie. No ano seguinte, teve publicado seu primeiro livro, “Cairo: amor, humor, solidão, xenofobia, medo, preconceito e outros bichos cabeludos”, um compilado de crônicas escritas a partir de experiências vividas ao longo dos diversos anos que esteve na capital egípcia para estudo e aperfeiçoamento da língua árabe e Dança Oriental, durante a “Primavera Árabe” no Egito em 2012, 13 e 14.
Desde 2010 produz, no Estúdio Dumuaini, “Noites Temáticas”, Shows profissionais e o Show “Palco Aberto”, onde todas as alunas do Dumuaini têm a oportunidade de compartilhar seus estudos e experiência para um público que já ultrapassou 1500 pessoas.
Além da Agenda do Estúdio, ela produz o Show “Jade El Jabel Convida” que já contou com a presença de Grandes Estrelas da Cena Nacional.
Em 2019, dá início ao “Grupo Eshta”, composto por Jade e mais seis bailarinas profissionais, com destaque no Mercado nacional, selecionadas dentro da Cia Dumuaini. A palavra “Eshta” não tem uma tradução direta em português, mas é usada para elogiar o que pode ser um bom trabalho, uma boa performance, um momento de sonho e encantamento.
Desde 2019 estuda percussão e faz aulas de canto árabe e desde 2021, apresenta-se, esporadicamente, cantando ao lado do Grupo Eshta e de músicos árabes renomados no Brasil.